domingo, 27 de março de 2016

Ainda sobre a condição humana

Amigos, só mais um recadinho ainda a repeito da condição humana.

Tentem ser mais amigos dos seus amigos. Não tenham eles apenas como amigos virtuais. A vida passa depressa e talvez você não tenha outra oportunidade de vê-lo, abraçá-lo, senti-lo. Convide seus amigos virtuais para um encontro e diga o quanto eles são importantes. A cultura do descarte precisar dar um tempo e só você pode melhorar isso!

Abraços!

A condição humana Hannah Arendt

Recentemente comecei a reler um livro desta importante escritora Hannah Arendt chamado a condição humana.

Quando o li alguns anos atrás, não me chamou tanto a atenção, até agora, depois da releitura. Da primeira vez, talvez a condição humana imposta por Hannah Arendt pareceu normal, simplesmente por estarmos enquadrado em um mundo capitalista em que as atitudes humanas parecem normais ou seja o homem vive para e pelo trabalho.

Ainda segundo a autora, o ser humano é descartável, não importando seus graus de importância ou seus diplomas. Em algum momento será descartado pela sociedade capitalista. Vemos isso hoje com as pessoas idosas, deficientes, mulheres, ou seja pessoas que sofrem uma certa vulnerabilidade. Estas certamente serão descartadas.

A evidência deste descarte fica mais acentuado. Com o desenvolvimento das redes sociais, a pessoa é descartada pela outra em um simples click. "Não quero mais ser seu amigo, não quero te encarar de frente, então eu clico aqui e te excluo. Podemos verificar isso com o que está ocorrendo por exemplo com os refugiados. Certamente não serão aceitos em muitos países, sendo uma forma de descarte.

Não me atentei na primeira leitura, mas o povo judeu, no holocausto foi o primeiro povo a ser descartado. Até então até mesmo os judeus não achavam que seriam aniquilados pelo nazismo. Eles pensaram desta forma: Eles precisam de nós e não vão adiante neste plano de aniquilação. Coitadinhos! Mal sabiam que a cultura do descarte estava começando e justamente com eles!

Ainda sobre os dias atuais, o programa de tv big brother brasil, nada mais é do que a cultura do descarte. O cidadão liga e vota simplesmente para expulsar o indivíduo do programa. E também não adianta nada puxar o saco do patrão. Pode demorar um pouco mais para você ser descartado mas o será. Então é melhor não puxar o saco pois aí você será descartado mas com dignidade.
Meus demônios da minha cabeça foram sacudidos! A cultura do descarte atinge até a nossa política. Não entrarei em detalhes, mas vivemos nitidamente isso no dia a dia.

Prefiro ler outras referencias a respeito depois volto a opinar. Os demônios estão sacudidos. Nunca uma literatura mexeu tanto. Por isso que as vezes um releitura é fundamental.

Abraço a todos!

domingo, 20 de março de 2016

Carta aos formandos Farmácia 2016 UNICEP

Ribeirão Preto, 19 de março de 2016
Prezados formandos, boa noite.

Primeiramente gostaria de me desculpar pelo meu não comparecimento ao seu baile de formatura. Por motivo de força maior tive que ficar em Ribeirão Preto. Mas tenham a certeza que fiz o possível e o impossível para comparecer. Deixarei meus pensamentos, eternamente positivos para vocês, não somente no baile, mas também para a vida e carreira profissional.
Acompanhei cada um de vocês desde o seu primeiro dia de aula na UNICEP e tive a honra de compartilhar até o último dia. Nestes 5 anos pude ver o crescimento de cada um. Crescimento profissional, crescimento intelectual e principalmente o crescimento humano. No começo cada um parecia meio assustado com a entrada em uma faculdade. Olhavam para os lados desconfiados e sempre andavam em grupos a fim de se solidarizar com colegas que compartilhavam a mesma desconfiança e medos.
Com o passar do tempo, foram se acostumando com as provas, com as viagens, com algumas mudanças de professores, mas enfim, tornaram a UNICEP e o curso de farmácia como a segunda casa de vocês. E assim foram os intermináveis momentos juntos. Momentos alegres, momentos tensos, momentos de concentração e distração, momentos de falatório (e como falam!) e muitos outros momentos especiais que com certeza carregam em seus coraçõezinhos. Cada um lembrando um momento seu. Posso dizer que foram muitos os momentos de alegrias. Esses momentos superaram os demais. Para mim, os momentos em sala de aula foram inesquecíveis (bem mais que a coordenação, aliás, a coordenação fica fácil quando a turma é boa!).
Então chegou o grande momento que é o baile de formatura. Vocês que já estão oficialmente formados, fecharão com chave de ouro o ciclo da faculdade. Para nós docentes o dever de sensação cumprida dura pouco, pois temos outras turmas para cuidar. Cuidar com o mesmo carinho e atenção que foram utilizados para cada um de vocês.
Gente, como gostaria de estar aí ao lado de vocês, dar um último abraço, dividir uma última taça de vinho e soltar um belo sorriso com a entrada triunfal de cada um, afinal é um baile! O baile que vocês mereceram! Ralaram bastante! Suaram a camisa! Então aproveitem a música e brindem por mim e comigo. Brindarei (com coca cola diet, pois ainda estou na quaresma) e pensarei em cada um de vocês.
Divirtam-se pra valer. Aproveitem cada minuto. A vida profissional vem aí. Não é fácil, mas vocês conseguirão seguir em frente.
Um forte abraço de seu professor e coordenador

Daniel

Após quase 5 meses de dieta e exercícios

Após quase 5 meses de dieta e exercícios e a perda aproximada de 38 kg, meu corpo começa a pedir cada vez mais pela inclusão de carboidratos na dieta.

A arte de emagrecer não é fácil. No começo seu corpo pede mais e mais comida pois não estava acostumado com a dieta e depois ele pede por falta dela. Tenho que manter minha mente concentrada em outras tarefas e nos exercícios físicos, pois estes sim é que irão garantir minha perca e manutenção de peso.

A cada dia a tarefa fica cada vez mais árdua, mas vou mantê-la, pois afinal o que não se faz por amor.

Muitos amigos perguntam até quando permanecerei na dieta. Respondo que não sei,  e que a dieta permanecerá até quando terminar. Talvez mais 2 ou 3 kg. Não sei. até aguentar. Por enquanto vaou tocando o barco.

Abraço a todos.