Começarei a escrever sobre sobre música (MPB) e ditadura Militar. A história de algumas músicas que fizeram sucesso, mas que nem imaginávamos que era contra a ditadura. Algumas músicas célebres como pra não dizer que falei das flores (Geraldo Vandré), Roda Viva (Chico Buarque), Apesar de Você (Chico Buarque), Vamos a luta (Gonzaguinha) entre outras. Estas músicas estão em um cd intitulado Cale-se MPB e Ditadura Militar. Abraços!
A Ditadura Militar (1964 – 1985) e a produção
musical
O regime militar
assumiu o poder no Brasil em 1964, em um golpe de Estado que derrubou João
Goulart do cargo da presidência da República. Durante seus 21 anos, opositores
políticos foram presos e torturados ou mortos, e outros tiveram de recorrer ao
exílio para se salvar. Nesse grupo de opositores políticos estavam inclusos
vários artistas que faziam críticas ao governo. Assim que chegaram ao poder, os
militares diminuíram a liberdade de imprensa e a de expressão, e a liberdade
artística foi muito prejudicada por métodos como a censura prévia. As coisas
pioraram para artistas, jornalistas e intelectuais em 1968, quando a ditadura
instituiu o AI-5, e a repressão aumentou. Os anos entre 1968 e 1973 foram
marcados por grande crescimento econômico e forte repressão política. Quando a
economia começou a entrar em colapso, começou a abertura política. Em 1979 veio
a anistia ampla, geral e irrestrita e foram surgindo movimentos populares como
as Diretas Já!, e em 1985, assumiu
novamente um presidente civil.
Quando o regime
endureceu, a censura e a repressão à produção cultural se intensificaram,
foi gerado o que o escritor Alceu Amoroso de Lima classificava como
“terrorismo cultural”, já que qualquer tipo de expressão cultural, seja
recitada, cantada, escrita ou representada, era motivo para perseguição por
parte do governo militar. Neste período
da história brasileira, as produções culturais tinham de ser revisadas e aprovadas
pelo governo para poderem circular. Não raro, os censores trocavam palavras,
frases ou expressões de músicas ou falas de uma peça por acharem algo
‘inadequado’ nas originais. É certo que uma música que falasse mal do governo
(e este percebesse) seria censurada e não poderia ser veiculada. De um modo
geral, para suas canções não serem censuradas e para os próprios compositores
não sofrerem os abusos da ditadura, quando se queria criticar o regime vigente,
usavam se diversas figuras de linguagem, especialmente metáforas. Feito isso,
rezava-se para os oficiais não perceberem. Foi à maneira que os compositores
encontraram nos “anos de chumbo” para dar seu recado contornando a censura. Durante o período conhecido como a “Era dos
festivais”, entre 1965 e 1968, as canções de protestos ganharam larga
divulgação. As músicas tinham três características primordiais. A crítica
do governo, a esperança e a importância da música como veículo de ideias.

sua pesquisa foi muito util para mim.
ResponderExcluirMuito obrigada